UM ABRAÇO - II
VOLTO AO ASSUNTO, REFLECTINDO AINDA SOBRE O ABRAÇO, SUA AUSÊNCIA. TUDO O QUE ATRÁS FICA DITO, SOBRETUDO A AUSÊNCIA DE AFECTOS, LEVA-ME A REFLECTIR SOBRE AS RELAÇÕES FRIAS E CADA
COMO PODERÃO AS PESSOAS SENTIR O CALOR E O AFAGO DOS SEUS SEMELHANTES SE LOGO DE PEQUENINAS APRENDEM AS VIRTUDES DO MATERIALISMO? CEDO APRENDEM A MANIPULAR A TECNOLOGIA E A VER O MUNDO ATRAVÉS DE UM ECRAN. FALAM O INDISPENSÁVEL. NUNCA SE COMUNICOU TANTO E SE CONVERSOU TÃO POUCO.
AS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO SÃO EXCELENTES MEIOS DE COMUNICAÇÃO. TODA A INFORMAÇÃO ESTÁ À DISTÂNCIA DE UM CLIQUE. ESSA ÂNSIA DE PESQUISAR E O SUBSTITUIR O CHAMADO MUNDO REAL PELO MUNDO VIRTUAL TER-NOS-A LEVADO À AUSÊNCIA DE AFECTOS E À MODIFICAÇÃO DA VIDA EM SOCIEDADE.
E AQUI CHEGAMOS AO ABRAÇO OU À SUA AUSÊNCIA. O ABRAÇO TRAZ-NOS SEGURANÇA, CONFIANÇA, SOLIDARIEDADE, AMOR. ESTAS SÃO SENSAÇÕES, SENTIMENTOS, QUE NUNCA SERÃO SUBSTITUÍDOS. TEMOS DE TRANSMITIR AOS MAIS NOVOS QUE É MUITO BOM DEIXARMO-NOS ENVOLVER PELAS EMOÇÕES. O PRAGMATISMO E O CALCULISMO É PRÓPRIO DAS MÁQUINAS, NÃO DOS HOMENS.
